Notícias

Viseu nos órgãos nacionais do PS

Na sequência do XX Congresso Nacional, o PS passa a ter uma nova liderança consolidada, consagrando também uma nova composição de todos os novos órgãos nacionais.

Adelaide Modesto, Fernando Cálix, João Paulo Rebelo, José Junqueiro e Miguel Ginestal foram os militantes do concelho de Viseu escolhidos para Comissários Nacionais do PS.

Os militantes do distrito de Viseu que ainda ficaram nos órgãos nacionais são os seguintes: Acácio Pinto (Comissão Política Nacional), João Azevedo (Mesa da Comissão Nacional), Elza Pais, João Mendes, João Ribeiro, João Tiago Henriques e Marisabel Moutela (Comissão Nacional).

Fique a conhecer a composição de todos os novos órgãos nacionais do PS, em especial os novos Secretários Nacionais, aos quais desejamos o maior sucesso: http://www.ps.pt/xx-congresso-nacional-do-ps/xx-congresso-nacional-do-ps.html

Ler notícia →

01 de Dezembro de 2014

1 de Dezembro - Restauração da Independência

1 de Dezembro - Restauração da Independência

"A primeira data sem a qual nenhuma outra data existiria"

Este ano assinalam-se 374 anos do golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de Dezembro de 1640, data que foi considerada feriado nacional desde 1910 até 2012. No ano passado já não se celebrou dessa forma, em virtude da decisão tomada pelo actual Governo de maioria PSD/CDS-PP.

O 1º de Dezembro é património de Portugal e dos portugueses, pertence à comunidade e a ninguém é moralmente permitido dispor dele com ligeireza, mesmo que o faça invocando o nome do Estado.

Que este seja o último ano sem feriado no Dia da Restauração da Independência.

Ler notícia →

01 de Dezembro de 2014

Encerramento - XX Congresso Nacional do PS

Para prosseguir com esta política não contam connosco.

"Não é um problemas de nomes. É uma questão de políticas. Para prosseguir esta política não contam connosco" assegurou António Costa no encerramento do congresso socialista que se realizou este fim de semana. 

"Todos os dias há mais um exemplo do que nos distingue face a esta direita. Há cada vez maior fosso ideólogico, cultural e até civilizacional".

"Uma direita que entende que o valor de um filho varia em função da natureza da família. Como se uma criança que vive apenas com pai ou mãe tivesse menos valor que uma criança que vive com um casal."

"Os portugueses pedem-nos que sejamos alternativas ao actual Governo e às actuais políticas. E não é possível ser alternativa a estas políticas com quem quer continuar a prosseguir estas mesmas políticas" concluiu António Costa.

Estaremos atentos aos problemas efetivos das pessoas.

"O que nos é pedido, o que temos de fazer é estarmos atentos aos problemas efectivos dos portugueses." afirmou António Costa no encerramento do XX Congresso do Partido Socialista. "E esses problemas não são parâmetros estatísticos. São histórias concretas." acrescentou no final do encontro realizado este fim de semana na FIL em Lisboa.

"São empresários que depois de emitida factura aguardam anos pelo pagamento da factura mas que entretanto têm que pagar o IVA correspondente. Ou os inquilinos que vêm as rendas a subir e não vêm a regulamentação do subísidio de arrendamento.

São histórias de vida das famílias que sonharam com uma vida diferente para os filhos. Que investiram na sua educação. Para que pudessem tirar um curso e agora se vêm amargados entre o desemprego ou a emigração porque o Governo lhes disse que o seu futuro é emigrar. 

Sao as histórias de vida dos homens e mulheres da minha geração que sofrem com o desemprego de longa duração. Aqueles desempregados a quem o PS propôs a prorrogação do Subsídio Social de Desemprego e que foi recusado pela actual maioria.

São as histórias de vida de quem investiu na compra de casa própria. Um património a deixar para os seus filhos e que fazem contas para saber se para o próximo ano terão ou não dinheiro para pagar o IMI e que o PS propôs a manutenção da cláusula de salvaguarda e que a actual maioria recusou."

Ler notícia →

30 de Novembro de 2014

Assembleia intermunicipal Viseu Dão Lafões

Decorreu ontem no salão nobre da Câmara Municipal de Oliveira de Frades a reunião ordinária, descentralizada, da CIM Viseu Dão Lafões, para aprovação, entre outros assuntos do plano de actividades e orçamento para 2015, e onde estiveram presentes Alberto Ascensão, Secretário da Concelhia, Lúcia Silva e António Amaro (Deputados Municipais) e ainda Acácio Pinto na liderança dos trabalhos.

Foi uma reunião muito participada e em que no período antes da ordem do dia muitos deputados intermunicipais intervieram para levantar questões relacionadas com a região, desde a rarefação dos serviços, à designada municipalização da educação, ao plano estratégico, à assembleia distrital, até uma declaração contra a violência doméstica.

No início da reunião, o presidente da câmara de Oliveira de Frades, Luís Vasconcelos, deu as boas vindas, ao presidente da assembleia e membros da mesa, aos deputados intermunicipais e ao presidente da CIM, José Morgado e demais membros do conselho.

Ler notícia →

29 de Novembro de 2014


Próximos Eventos


Outras notícias

António Costa apresentou no final da manhã do primeiro dia do XX Congresso do Partido Socialista a sua  moção global de estratégia.

"Temos que estar bem cientes da responsabilidade que nos propomos assumir perante os portugueses. Sabemos bem que o futuro do país não é sustentável com base no endividamento. Temos que enfrentar os bloqueios estruturais que bloqueiam o desenvolvimento do nosso país.Vamos aprovar uma Agenda da Década que consubstancia uma visão estratégica para o país. Apostando na valorização dos nossos recursos, na modernização da atividade económica e do estado, no investimento na cultura e na ciência, e apostando na coesão social.

Se este Governo tivesse visão estratégica a última decisão que tomava era cortar 700 milhões de euros no orçamento da educação.Se tivesse visão estratégica não tinha acabado com as novas oportunidades com o enorme desemprego de longa duração, não tinha matado simplex.Se tivesse visão estratégica, este Governo já tinha desistido, já se tinha ido embora.

Este congresso é para olharmos para Portugal e os portugueses e dizer: o PS está aqui para assumir as suas responsabilidades e devolver a esperança aos Portugueses. Contem connosco!"

Ler notícia →

29 de Novembro de 2014

Para todos os interessados, aqui fica o horário e a ordem de trabalhos do XX Congresso Nacional do PS que se realiza no Parque das Nações, em Lisboa.

29 DE NOVEMBRO (Sábado)

08:30h Início da Acreditação de Delegados e das Votações para:

- Presidente do Partido

- Mesa do Congresso

- Comissão de Verificação de Poderes

- Comissão de Honra

10:30h Encerramento das Votações

10:30h Sessão de Abertura do Congresso

11:30h Apresentação e discussão da proposta de Revisão Estatutária

12:20h Votação da Proposta de Revisão Estatutária

e da delegação do Congresso na Comissão Nacional do Partido Socialista

12:35h Moção de Orientação Nacional

 Secretário-Geral do Partido Socialista

13:05h Interrupção dos trabalhos

14:30h Discussão da Moção de Orientação Nacional

20:15h Interrupção dos trabalhos

21:30h Reinício da discussão da Moção de Orientação Nacional

23:00h Votação da Moção de Orientação Nacional

Encerramento dos trabalhos

30 DE NOVEMBRO (Domingo)

08:30h Início da Votação das Listas Candidatas aos Órgãos Nacionais

(CN, CNJ, CNFEF)

10:30h Fim do período de votação

11:50h Sessão de Encerramento

12:00h Intervenção do Secretário-Geral do Partido Socialista

Ler notícia →

28 de Novembro de 2014

Adelaide Modesto, Rosa Monteiro, Cristina Fonseca, Leonor Nascimento, Olga Sacramento, Susana Lopes, Fátima Ferreira e António Ribeiro de Carvalho foram alguns dos socialistas presentes na Associação Comercial de Viseu, onde decorreu a sessão pública "Não à Violência Doméstica", iniciativa lançada pela Assembleia Municipal de Viseu.

O Debate foi moderado por Cristina Paula Gomes, onde participaram a deputada do PS Elza Pais, Mónica Ferro, Maria José Guerra e Carla Andrade (mais fotografias na página do facebook do Partido).

Ainda no âmbito desta data, a Deputada Municipal do PS, Cristina Fonseca, fez um excelente depoimento que se encontra disponível em vídeo.

Pode ver aqui: 

http://www.youtube.com/watch?v=dSgyip7fSF0&list=UUt3IIMbKjfeKNPDrBWB-Atg

Ler notícia →

26 de Novembro de 2014

Sobre a confraria infanto-juvenil do Dão a ser lançada pela Câmara Municipal de Viseu, interpelações de Rosa Monteiro na reunião de Câmara e reacções da Juventude Socialista, por Manuel Mirandez.

Ler notícia →

25 de Novembro de 2014

No âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas de Viseu organiza amanhã um fórum público intitulado de "Diz Basta à Violência Doméstica".

A sessão decorrerá no Solar dos Peixtos, pelas 21h00, com a presença de vários oradores.

Ler notícia →

24 de Novembro de 2014

Decorreram ontem as eleições directas para o cargo de Secretário-Geral e para os Delegados ao XX Congresso Nacional do PS.

Estavam 700 militantes em condições de votar na Concelhia de Viseu. Os resultados foram os seguintes:

SECRETÁRIO-GERAL:

António Costa - 292 votos

Brancos - 10 votos

Nulos - 24 votos

DELEGADOS:

Lista A - 114 votos (5 delegados)

Lista B - 186 votos (8 delegados)

Brancos - 17 votos

Nulos - 9 votos

Um agradecimento a todos os que participaram neste acto eleitoral e votos de bom trabalho a todos os delegados que irão representar a nossa concelhia no próximo fim-de-semana em Lisboa. 

Ler notícia →

23 de Novembro de 2014