Notícias

Apresentação do Orçamento de Estado para 2017

O Partido Socialista, através de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, apresentará as linhas gerais do Orçamento de Estado para 2017.

A sessão decorrerá em Penalva do Castelo, no próximo sábado, 22 de outubro, pelas 14h30, na sede da Associação da Banda, junto à Câmara Municipal. 

Participe!

Ler notícia →

18 de Outubro de 2016

Um debate rico e participado

Numa organização conjunta do DNMS, do DFMS, da JS e da Concelhia de Viseu, decorreu no passado dia 8, a Conferência "Mais Conhecimento, menos Desigualdade", que contou com o Prof. Alexandre Quintanilha e a Prof.Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência.

Um debate rico e participado, em "torno da importância do conhecimento e da aprendizagem para o futuro e para o desenvolvimento das sociedades.

Tempo ainda para abordar os bloqueios que nos impedem de fazer escolhas em liberdade e da importância da diversidade para que as sociedades sejam mais ricas, com novos valores e onde a importância do outro/a faça parte desta construção coletiva conjunta."

Ler notícia →

10 de Outubro de 2016

Conferência Mais conhecimento, Menos desigualdade

Caras e Caros Camaradas,

No próximo dia 8 de outubro (Sábado), o DNMS, o DFMS e JS de Viseu irão promover a Conferência "Mais Conhecimento, Menos Desigualdade", às 15h, na Pousada de Viseu.

Nesta conferência estarão presentes como oradores, Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência da AR.

15H SESSÃO DE ABERTURA

Lúcia Araújo Silva, Presidente do DFMS Viseu;

Adelaide Modesto, Presidente da Concelhia de Viseu;

Elza Pais, Presidente do DNMS;

15H15 ORADORES CONVIDADOS:

Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;

Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão de Educação e Ciência na AR

Moderação - Sara Calhau, Presidente da Mesa da Comissão Política da JS

Debate

Ler notícia →

06 de Outubro de 2016

5 de Outubro!

Viva a República! 

Ler notícia →

05 de Outubro de 2016


Próximos Eventos


Outras notícias

Uma decisão justa.

Um orgulho para todos os portugueses!

https://www.publico.pt/mundo/noticia/guterres-onu-1746272

Ler notícia →

05 de Outubro de 2016

Diário de Viseu

28-09-2016

Ler notícia →

03 de Outubro de 2016

Jornal do Centro

30-09-2016

Ler notícia →

02 de Outubro de 2016

Jornal do Centro

30-09-2016

Ler notícia →

01 de Outubro de 2016

Jornal do Centro

30-09-2016

Ler notícia →

30 de Setembro de 2016

Período Antes da Ordem de Trabalhos

Esta intervenção foca-se em dois pontos:

ï?¼ Em primeiro congratulamo-nos por terem sido homenageados, no passado 21 do corrente, o Dr. Inês Vaz, valoroso defensor de princípios de solidariedade, fraternidade e justiça, o treinador Paulo Sousa, ex-jogador de eleição e os atletas viseenses, Mário Trindade digno representante do nosso país nos Jogos Paralímpicos Rio2016, o Tiago Ferreira, campeão mundial de Maratonas BTT (XCM) e vice-campeão europeu, tendo participado nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ainda as instituições locais, o Aeroclube de Viseu, o Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” e a Casa de Viseu do Rio de Janeiro.

Constatamos, assim, o que muito nos honra, que a nossa edilidade coloca e bem, uma ênfase assinalável no setor desportivo, não somente pelas distinções anteriormente referidas, mas também pelas manifestações desportivas que temos vindo a apreciar, na nossa cidade. Pena temos que o concelho não tenha um plano, que se conheça, para o desenvolvimento desportivo (não só em quantidade, mas também em qualidade) nomeadamente na construção de estruturas desportivas tendo em vista, também, a excelência desportiva e concomitantemente, o “turismo” desportivo.

Aproveito o ensejo para referir um assunto que coloquei, numa das reuniões anteriores, e que dizia respeito à pista de atletismo. Na altura expus que a mesma carecia de requalificação, pois encontrava-se em mau estado. Foi dito que a estrutura já tinha sido requalificada. Desculpem, mas não consigo ver onde. Um destes dias dar-nos-ão razão e a pista irá, com certeza, ser alvo de obras, pois conforme esta se apresenta nenhum campeonato, pode ser realizado, tal como já terão constatado.

ï?¼ Um segundo ponto diz respeito às obras de substituição dos relvados artificiais do campo de futebol de 7 e campo 1º de Maio do Parque Desportivo do Fontelo. Esta obra era necessária, todavia, somos de opinião de que não foi o momento certo para a sua realização, até porque, anunciar no mês de Agosto uma ação desta tipologia, tempo esse que devia ser o início da requalificação, o seu terminus, na melhor das hipóteses, será em meados de outubro, isto se tudo correr em pleno. Os treinos e campeonatos já decorrem e as alternativas dadas aos clubes não podem ser concretizadas, nomeadamente no Complexo Desportivo de Ranhados em que existe atraso na instalação do relvado sintético. Espera-se que, pelo menos, o resultado vá de encontro às expectativas de todos os intervenientes.

Ponto cinco da Ordem de Trabalhos

ï?¼ No que diz respeito aos resíduos sólidos urbanos, nomeadamente a dos contentores e espaços adjacentes, verifica-se que os contentores do lixo, assim como o seu espaço envolvente (passeios), não estão a ser devidamente tratados e limpos, isto é, não são lavados, não podendo sequer as pessoas levantarem a tampa para colocarem o saco do lixo, sendo que o cheiro é, por vezes, nauseabundo. O que refiro é facilmente verificável em qualquer ponto da cidade. Por outro lado, tem-se verificado o aparecimento de ratos e ratazanas na cidade, o que não é um bom indicador de higiene e salubridade, comprometendo a saúde pública. 

Relativamente aos “sopradores” que mais espalham folhagem e lixo, levantando poeiras por tudo quanto é sítio, ficando algum deste mesmo lixo em cima da relva ou encostada aos arbustos, pois o carro de aspiração não cobre todos os espaços e desníveis.

Devemos pensar numa solução alternativa.

Para uma cidade jardim, amiga do ambiente e que quer sustentar e aumentar o turismo, estas situações devem ser acauteladas, exortando para um cuidado adicional na resolução deste problema.

Ler notícia →

29 de Setembro de 2016