Notícias

Intervenção de António Rafael Amaro

Assembleia Municipal de 30 de Setembro

Na sua intervenção, António Rafael Amaro salientou que o actual executivo camarário "diz que vai continuar a apostar no 'marketing da cidade', mas o que tem feito é marketing do próprio executivo!"

Ler notícia →

02 de Outubro de 2014

Resultado das Eleições Primárias

As eleições primárias para designação do candidato do Partido Socialista a Primeiro-Ministro deram a vitória a António Costa, que obteve 67,7% dos votos, contra os 31, 5% de António José Seguro.

Resultados no Distrito de Viseu:

http://psviseu.net/index.php/arquivo-noticias/203-eleicoes-primarias-resultados-eleitorais-no-distrito-de-viseu

Ler notícia →

02 de Outubro de 2014

Intervenção de António Ribeiro de Carvalho

Assembleia Municipal de 30 de Setembro

António Ribeiro de Carvalho lastimou o facto de os deputados do PSD usarem o espaço de debate da Assembleia para lerem textos de autêntica propaganda da acção da Câmara. 

"Este deve ser um espaço de diálogo interpartidário, sobre as temáticas que interessam aos e às munícipes! Fica claramente questionada a dignificação do mandato!"

Ler notícia →

01 de Outubro de 2014

Agradecimento - Eleições Primárias

Agradecemos a todos os que participaram nestas Eleições Primárias, tanto os que estiveram envolvidos no processo, como todos os que se expressaram através do voto.

Resultados | Concelho de Viseu:

1263 - António Costa

548 - António José Seguro

4 - Brancos

4 - Nulos

29 - Condicionados

Foi um acto marcante na história do PS e da democracia portuguesa.

Muito obrigado!

Ler notícia →

29 de Setembro de 2014


Próximos Eventos


Outras notícias

Rosa Monteiro

Na última reunião da C.M.V., comentámos o balanço feito pelo Sr. Vice-Presidente acerca do arranque do ano escolar, onde se destaca o encerramento de cinco escolas e três jardins-de-infância o concelho. 

Deixámos 4 recomendações para a acção do município no domínio da educação: 

1) Questionámos a demora na intervenção na Escola Básica de Jugueiros. Intervenção há muito solicitada pela Associação de Pais e prometida pelo executivo há 1 ano atrás. Trata-se da necessidade de criar uma solução de cobertura da ligação entre a portaria e o edifício, cuja inexistência sujeita as crianças a um longo percurso à chuva e vento no inverno. 

2) Sublinhámos a grave lacuna existente no concelho em termos de soluções de acolhimento das crianças e jovens nos períodos em que os seus pais e mães ainda trabalham. A C.M.V. deve assumir as suas responsabilidades na promoção da conciliação trabalho-família, como parte de uma política de estímulo à natalidade. 
Têm de ser proporcionadas às famílias soluções de ocupação das crianças mais baratas e adequadas. Ao contrário do que acontece na maioria dos municípios, a C.M.V. tem estado alheia a esta necessidade, desculpando-se, como fez quando rejeitou a nossa proposta de campo de férias, de que já existem soluções “no mercado” – todos sabemos que essas “soluções de mercado”, em Viseu, são muito caras e desadequadas, e as famílias ficam entregues a si próprias, com o problema nas mãos.
Lembramos que há escolas de 1º ciclo no centro da cidade que funcionam ainda com horário desdobrado, e que cabe às famílias encontrarem soluções de guarda nos períodos da manhã ou da tarde. 

3) Defendemos uma estratégia (participada, integrada e articulada com todos os agentes educativos) de longo prazo, não sujeita às vicissitudes eleitoralistas. Esperamos que o "Viseu Educa" seja uma ferramenta para o fomento do sucesso escolar e educativo e, essencialmente, amplie a igualdade de oportunidades para todos os alunos, independentemente da sua condição sócio-económica. 

4) Recomendámos, ainda, que a intenção de criar um modelo de intervenção directa junto das famílias, não se faça à custa da capacitação das mesmas. Recusaremos qualquer tipo de intervenção desqualificante e estigmatizante junto das famílias.
Fica o alerta, conhecida que é a tentação “autoritarista” de “educar” as famílias vigente em alguns sectores sócio-profissionais.

Ler notícia →

29 de Setembro de 2014

Caro simpatizante, saiba se está inscrito para as eleições primárias do próximo dia 28 de Setembro.

https://www.psprimarias2014.pt

As eleições primárias do próximo dia 28 de Setembro (Domingo), decorrerão, em Viseu, das 9h às 19h, na escola Secundária Alves Martins (antigo Liceu). Os militantes e simpatizantes deverão ser portadores de BI ou CC.

Ler notícia →

24 de Setembro de 2014

Amanhã decorrerá, a partir das 9h30, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o XVI Congresso Distrital da Federação de Viseu do PS.

Mais informações: http://psviseu.net/index.php/arquivo-noticias/200-xvi-congresso-federativo-documentacao

Ler notícia →

20 de Setembro de 2014

A Junta de Freguesia de Silgueiros recriou este fim-de-semana um Mercado Medieval, na fabulosa Quinta Santos de Lima, também conhecida como Quinta do Loureiro! 

Esta excelente iniciativa, feita de muita vontade, alegria e entrega à causa comunitária por parte de José Mota Por Silgueiros e sua equipa, mostra bem quais são os ingredientes da dinamização e capacitação dos nossos territórios – as pessoas, as redes locais e a entreajuda. Sem as pessoas, e por mais que se comprem as melhores manobras de marketing do mercado de eventos a metro, não se restitui a alma e a identidade às nossas comunidades. 

Foi isso o que aconteceu estes dias em Silgueiros, com centenas de pessoas a revisitarem o passado, experimentando sabores, ofícios, sons e sensações de um passado para muitos apagado. O Mercado foi também um local de (re)encontro das gentes, de vizinhos, numa das mais bonitas quintas da região que, generosamente, abriu, pela primeira vez, as suas portas a esta festa de todos e para todos. “Silgueiros voltou a viver”, foi o que ouvi de várias pessoas com quem conversámos. 

Este é o Viseu de que eu gosto - autêntico, com vivacidade, que arregaça as mãos e faz! Parabéns, muitos parabéns José Mota! Já sabemos que para o ano haverá mais!

(Escrito por Rosa Monteiro)

Ler notícia →

15 de Setembro de 2014

Vai hoje a reunião de câmara a acta com a declaração de voto contra dos vereadores do PS sobre os trabalhos a mais no infeliz projecto de restauração do Pavilhão do Fontelo.

"Os vereadores do PS, em coerência com o que têm vindo a afirmar nas reuniões do Executivo, votam contra esta proposta, na medida em que sempre entenderam que a solução encontrada para a necessidade de um pavilhão para a prática desportiva, no Fontelo, nunca correspondeu às necessidades do concelho. E este é um pensamento comum a todos. Os erros de projecto, os trabalhos a mais ou as sucessivas prorrogações de prazo, são um prejuízo inelutável e concreto que nos importa sublinhar.

Ler notícia →

11 de Setembro de 2014

Lúcia Silva vence eleições para o Departamento Federativo das Mulheres Socialistas.

http://psviseu.net/index.php/arquivo-noticias/207-dfms-lucia-silva-vence-para-o-departamento-federativo-das-mulheres-socialistas

Ler notícia →

07 de Setembro de 2014