Notícias

Arquivo Distrital de Viseu (interpelação)

Interpelação pelo deputado Acácio Pinto ao secretário de estado da cultura sobre a construção do arquivo distrital de Viseu que está localizado, atualmente, na designada Casa Amarela, espaço que actualmente não reúne condições de resposta às necessidades, havendo terreno cedido para as novas instalações na Quinta da Cruz.

O presidente da câmara de Viseu, Almeida Henriques, quando deputado, não se esquecia do assunto e agora, pelo que diz o secretário de estado também não, só que os factos falam por si, como se pode ouvir na resposta: ainda não há nenhuma decisão tomada, nada de concreto, e já lá vão três anos de governação!

Vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=v-dEq2Q4jj8&list=UULOxfbqcwGQY81B7S1evOFQ&feature=share&index=1

Ler notícia →

13 de Março de 2014

Reunião do Secretariado em Silgueiros

Reunião descentralizada do órgão executivo da Concelhia de Viseu do Partido Socialista, na freguesia de Silgueiros, onde o PS obteve uma grande vitória nas últimas Eleições Autárquicas, elegendo José Mota como Presidente da Junta de Freguesia.

Ler notícia →

12 de Março de 2014

Dia da Mulher

Numa jornada dedicada ao Dia da Mulher, que teve lugar nos pretéritos dias 7 e 8 de Março, as Mulheres Socialistas, as Concelhias do PS e JS de Viseu, quiseram conhecer junto das famílias e dos profissionais, a realidade de mulheres, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e de institucionalização.

- APCV (Associação de Paralisia Cerebral de Viseu);
- Centro de Acolhimento Temporário para Emergências Sociais e Vítimas de Violência Doméstica;
- Centro de Acolhimento Temporário de Crianças;
- Associação para a Protecção de Pessoas em Risco;
- Casa da Aguieira (Lar Especializado de Infância e Juventude);
- Internato viseense de Santa Teresinha.

 

Ler notícia →

12 de Março de 2014

Diário de Viseu - 11 de Março de 2014

Visita a várias instituições da cidade na comemoração do Dia da Mulher.

Ler notícia →

12 de Março de 2014


Próximos Eventos


Outras notícias

Sofás Aquinos investe seis milhões e cria 600 empregos em Nelas


Almeida Henriques deixou Viseu de fora. 
Mais 600 postos de trabalho que não ficam em Viseu. 

É verdade que a região ganha e alguns viseenses irão encontrar em Nelas as oportunidades que Viseu não lhes oferece. 

24 anos depois, a história repete-se. Mais do mesmo. 
O PSD em Viseu continua incapaz e os viseenses estão desafiados a perceber que sem mudança não há esperança.


IMPRENSA:

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/sofas_aquinos_investe_seis_milhoes_e_cria_600_empregos_em_nelas.html

Ler notícia →

11 de Março de 2014

Acácio Pinto questionou o Ministro da Educação sobre a requalificação da Escola Grão Vasco em Viseu.

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=tKVdWm0OqvM&list=UULOxfbqcwGQY81B7S1evOFQ&feature=share

Ler notícia →

10 de Março de 2014

Iniciativas ligadas à comemoração do Dia da Mulher.

Ler notícia →

05 de Março de 2014

"Vereadores do PS querem Gabinete de Apoio à Agricultura"

Ler notícia →

13 de Fevereiro de 2014

Tendo em conta a importância estratégica da agricultura e do desenvolvimento rural num concelho como Viseu, a Concelhia do Partido Socialista de Viseu, os deputados eleitos pelo Distrito e os Vereadores da Câmara Municipal consideraram oportuno promover uma jornada de debate e ação acerca dos desafios e oportunidades que este sector enfrenta. 

A aproximação do período de abertura de candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio (2014-2020) torna urgentes ações de reflexão, planeamento e decisão que materializem as oportunidades de investimento, sem esquecer a importância da pequena agricultura e das pequenas explorações.

- Visita à Baptista de Oliveira & Martins Lda., uma empresa do sector avícola, que representa um forte investimento apoiado por fundos estruturais.

- Visita à Cooperativa de fruticultores da Beira Alta, uma cooperativa de comercialização de frutas e legumes.

A Jornada do Partido Socialista dedicada ao sector contou com a presença do deputado socialista Miguel Freitas, membro da Comissão de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas e coordenador do Grupo de Trabalho do Desenvolvimento Regional. 

A Jornada de Agricultura foi encerrada com uma conferência de imprensa onde, entre outros assuntos, os vereadores do PS na C.M.V. apresentaram aos jornalistas a proposta enviada para votação da próxima reunião de Câmara (13 de fevereiro), de criação de um Gabinete de Apoio à Agricultura e ao Desenvolvimento Rural.

// IMPRENSA:
http://viseumais.com/viseu/ps-de-viseu-promoveu-jornada-sobre-importancia-estrategica-da-agricultura/

Ler notícia →

12 de Fevereiro de 2014

Reunião com a Federação Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação do Distrito de Viseu.

Concelhia do PS de Viseu alerta para más condições de duas escolas da cidade

A presidente da concelhia de Viseu do Partido Socialista (PS), Adelaide Modesto, prometeu hoje levar à discussão da Assembleia Municipal "as condições de degradação" de dois estabelecimentos de ensino da cidade, que deveriam ser alvo de obras urgentes.

"O nosso compromisso com os viseenses passa por trazer para a agenda questões como as más condições das escolas da Ribeira e Grão Vasco. Por isso, vamos questionar o executivo sobre esta matéria em Assembleia Municipal", alegou.

Adelaide Modesto reuniu hoje com representantes dos pais das duas escolas - Grão Vasco e Ribeira - que fizeram chegar o seu descontentamento perante o mau estado de conservação dos edifícios.

"Os pais dos alunos da Escola da Ribeira criticaram as condições de degradação ao nível do revestimento com fibrocimento, com imensas infiltrações e problemas de canalizações. Também se queixam da falta de segurança exterior", referiu.

Na sua opinião, este estabelecimento de ensino - "cujas competências estão diretamente relacionadas com a Autarquia de Viseu, já que tem primeiro ciclo"- tem sido vetado a um certo desinvestimento.

"Os pais reuniram-se com o vice-presidente da Câmara de Viseu e ficaram a saber que as obras nesta escola não são prioridade. Para quem defende que quer fixar pessoas e tem como prioridade o centro histórico, como descura e desleixa uma escola em pleno coração da cidade?", questiona.

Já na Escola Grão Vasco, "as preocupações dos pais são muito idênticas: há falta de obras há mais de 40 anos".

"Sei que esta escola não está sob a alçada primeira da autarquia, mas esta não se pode furtar à sua responsabilidade e devia fazer protocolos com o Ministério da Educação, no sentido de resolver parte destes problemas", sustenta.

A presidente da Concelhia do PS de Viseu defende ainda que "não há meninos de primeira e meninos de segunda", sendo uma prioridade de todos reivindicar a defesa da escola pública.

"Vamos fazer com que esta seja também uma preocupação dos vereadores do PS, de forma a que levem o assunto às próximas reuniões do executivo", apontou.

À agência Lusa, fonte da Câmara de Viseu esclareceu que a reabilitação e intervenção nas escolas Grão Vasco e Viriato serão uma das primeiras prioridades do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) em matéria de equipamentos escolares.

Sobre a Escola da Ribeira, a mesma fonte informou que este estabelecimento de ensino já tem um projeto apresentado ao QREN, aguardando-se que as verbas sejam disponibilizadas.

"Até ao final do mês haverá reunião das equipas técnicas da Câmara e do Ministério. O município está muito sensível às necessidades destas escolas e entende que estas intervenções são prioritárias", concluiu.

// IMPRENSA:

http://portocanal.sapo.pt/noticia/17355/

http://diarioviseu.pt/noticias/concelhia-do-ps-de-viseu-alerta-para-mas-condicoes-de-duas-escolas-da-cidade

http://viseumais.com/viseu/ps-de-viseu-vai-levar-a-am-mas-condicoes-de-duas-escolas-da-cidade/

http://www.correiobeirao.pt/noticias/socialistas-de-viseu-levam-a-am-degradacao-de-duas-escolas-da-cidade

Ler notícia →

11 de Fevereiro de 2014